- Inicio >
- Segundo Hospital Veterinário Público de São Paulo já tem filas
Postado Por : Dom Ruiz
quarta-feira, 8 de janeiro de 2014
O segundo hospital público veterinário para atendimento gratuito de cães e gatos da cidade de São Paulo foi inaugurado na manhã de 02/01 na Avenida Ataliba Leonel, na Zona Norte da capital paulista. O local, que funciona de segunda a sexta-feira, das 6h às 19h, já enfrenta filas de atendimento. A primeira unidade, inaugurada no ano passado, funciona no Tatuapé, na Zona Leste.
Assim como na primeira unidade, o Hospital Público Veterinário na Zona Norte oferece serviços de consultas, cirurgias, exames laboratoriais, medicação e internação. No total são nove especialidades: clínica geral, oftalmologia, cardiologia, endocrinologia, dermatologia, neurologia, oncologia, ortopedia e odontologia. O local tem aproximadamente 550m².
A expectativa é que as duas unidades juntas realizem de 1,8 mil a 2,5 mil procedimentos por mês, entre consultas de clínica médica e especialidades. Atualmente, no hospital do Tatuapé, a estimativa é da realização de 1,2 mil a 1,5 mil procedimentos mensais.
Atendimento - As duas unidades juntas distribuirão 45 senhas, sendo 30 no Tatuapé e 15 em Santana, a partir das 19h30. Às 6h30 da manhã do dia seguinte será feita a triagem com a assistente social. Os proprietários cujos animais passaram em consulta ou realizaram algum procedimento e têm retorno marcado, não precisam pegar senha para o dia seguinte, pois o agendamento é garantido.
A prioridade de atendimento é para as pessoas inscritas em algum programa social como Renda Mínima e Bolsa Família, protetores cadastrados e quem não tem condições de pagar por um atendimento particular. Todos adquirem uma senha e passam por uma entrevista com a assistente social, que aprova ou não o atendimento.
Histórico - Após vencer o chamamento público feito pela Prefeitura, a Associação Nacional de Clínicos Veterinários de Pequenos Animais (Anclevipa), que já é responsável pela gestão da primeira unidade, assinou o novo convênio no fim de dezembro. A coordenação dos trabalhos, que era feito pela Secretaria Municipal da Saúde, a partir de agora, é feita pela Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente.