Postagens Popular

Instagram

Instagram

Denuncie

Denuncie
Tecnologia do Blogger.

Assine Nosso Feed

Digite aqui seu e-mail:

FeedBurner

Visualizações !!


Postado Por : Dom Ruiz quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014


CRESCERÃO LIVRES


Dezenas de adultos e crianças pararam na Praia de Jatiúca para acompanhar e participar da soltura de filhotes de tartarugas marinhas, na tarde desta terça-feira (18), realizada pelo Instituto Biota de Conservação.  Os sessenta e quatro filhotes de tartarugas soltas ontem foram recolhidos pelos biólogos do Instituto no dia 24 de dezembro do ano passado, quando foram desovados exatamente no mesmo local onde foram soltos, para seguirem a vida marinha.  De acordo com o diretor do instituto, Bruno Stefanis, os ovos são recolhidos das areias das praias no trecho entre a Pajuçara e a Jatiúca devido ao grande movimento de banhistas na região. “Como essas áreas são de muito movimento de banhistas, quando alguém percebe uma desova e nos avisa, só vamos até o local e recolhemos esses ovos, levamos para a região de Ipioca, enterramos lá o mais próximo possível da forma como eles foram encontrados e, quando os filhotes estão começando a nascer, nós os retiramos e realizamos a soltura no local onde elas foram desovadas”, explicou Bruno.  Ainda segundo o diretor do instituto, no momento em que as tartarugas começam a sair dos ovos, em uma das etapas, elas ficam muito próximas à superfície e correm grandes riscos de serem esmagas pelos banhistas ou por cabo de guarda-sol, já que as pessoas não sabem da existência delas na região.  Como a equipe não dispõe de efetivo para monitorar, o Instituto depende da ajuda da população para localizar os ninhos. A orientação é que, ao avistar uma tartaruga desovando, entrar em contato com o Corpo de Bombeiros, Polícia Militar ou com o próprio Instituto. “Nesta região, nós dependemos muito da ajuda das pessoas. De setembro até março, quando acontece o período da desova, nós espalhamos cartazes e fazemos campanhas nas redes sociais divulgando nosso trabalho, os contatos”, disse Bruno, que explicou ainda que não se deve chegar muito perto ou tocar em uma tartaruga no momento da desova. Caso isso aconteça, ela pode desistir de deixar os filhotes no local.  Além do Corpo de Bombeiros, pelo 193, e da Polícia Militar, 190, as pessoas podem ligar para os números do Biota: 9115-2944, 8815-0444 ou 9115-5516.  Parceria com a Prefeitura  O secretário municipal de Proteção ao Meio Ambiente, Raphael Wong, acompanhou a soltura dos filhotes na tarde desta terça-feira e falou sobre uma parceria que está sendo firmada entre o Instituto Biota e a Prefeitura de Maceió.  “Nós estamos trabalhando desde o ano passado para montar uma parceria com o Biota no sentido de monitorar a orla de Maceió, que vai de Ipioca até o Pontal. Este trabalho que eles fazem é muito importante e a participação das pessoas aqui, e principalmente, crianças, cada um fazendo a sua parte, ajuda na preservação da espécie”, disse o secretário.  Fonte: Alagoas 24 Horas
Dezenas de adultos e crianças pararam na Praia de Jatiúca para acompanhar e participar da soltura de filhotes de tartarugas marinhas, na tarde desta terça-feira (18), realizada pelo Instituto Biota de Conservação.
Os sessenta e quatro filhotes de tartarugas soltas ontem foram recolhidos pelos biólogos do Instituto no dia 24 de dezembro do ano passado, quando foram desovados exatamente no mesmo local onde foram soltos, para seguirem a vida marinha.
De acordo com o diretor do instituto, Bruno Stefanis, os ovos são recolhidos das areias das praias no trecho entre a Pajuçara e a Jatiúca devido ao grande movimento de banhistas na região. “Como essas áreas são de muito movimento de banhistas, quando alguém percebe uma desova e nos avisa, só vamos até o local e recolhemos esses ovos, levamos para a região de Ipioca, enterramos lá o mais próximo possível da forma como eles foram encontrados e, quando os filhotes estão começando a nascer, nós os retiramos e realizamos a soltura no local onde elas foram desovadas”, explicou Bruno.
Ainda segundo o diretor do instituto, no momento em que as tartarugas começam a sair dos ovos, em uma das etapas, elas ficam muito próximas à superfície e correm grandes riscos de serem esmagas pelos banhistas ou por cabo de guarda-sol, já que as pessoas não sabem da existência delas na região.
Como a equipe não dispõe de efetivo para monitorar, o Instituto depende da ajuda da população para localizar os ninhos. A orientação é que, ao avistar uma tartaruga desovando, entrar em contato com o Corpo de Bombeiros, Polícia Militar ou com o próprio Instituto. “Nesta região, nós dependemos muito da ajuda das pessoas. De setembro até março, quando acontece o período da desova, nós espalhamos cartazes e fazemos campanhas nas redes sociais divulgando nosso trabalho, os contatos”, disse Bruno, que explicou ainda que não se deve chegar muito perto ou tocar em uma tartaruga no momento da desova. Caso isso aconteça, ela pode desistir de deixar os filhotes no local.
Além do Corpo de Bombeiros, pelo 193, e da Polícia Militar, 190, as pessoas podem ligar para os números do Biota: 9115-2944, 8815-0444 ou 9115-5516.
Parceria com a Prefeitura
O secretário municipal de Proteção ao Meio Ambiente, Raphael Wong, acompanhou a soltura dos filhotes na tarde desta terça-feira e falou sobre uma parceria que está sendo firmada entre o Instituto Biota e a Prefeitura de Maceió.
“Nós estamos trabalhando desde o ano passado para montar uma parceria com o Biota no sentido de monitorar a orla de Maceió, que vai de Ipioca até o Pontal. Este trabalho que eles fazem é muito importante e a participação das pessoas aqui, e principalmente, crianças, cada um fazendo a sua parte, ajuda na preservação da espécie”, disse o secretário.

Deixe uma Resposta

Assinar Posts | Assinar comentários

- Traduzido Por: Template Para BLogspot - Mais Modelos Templates Blogger - Designed by Johanes Djogan -