- Inicio >
- O cruel espetáculo de golfinhos do Paquistão
Postado Por : Dom Ruiz
terça-feira, 14 de janeiro de 2014
SHOW DE SOFRIMENTO
Um controverso evento chama a atenção para os direitos animais no Paquistão. O primeiro show de golfinhos do pais estréia no dia 15 de janeiro no Museu Marítimo em Karachi.
Com Stephen a baleia beluga, Boris o golfinho e Memo o leão-marinho, o show está programado para durar mais de dois meses, conforme relatado pelo The Express Tribune. No entanto, a duração do evento pode ser prorrogada, dependendo da resposta do público e venda de ingressos.
Com treinadores estrangeiros vindos da Rússia e do Egito para ensinar os mamíferos a pular, cantar , pintar e fazer uma série de truques para o público, o show está rapidamente atraindo a atenção da mídia, além de alguns protestos.
“Shows como este são muito cruéis”, disse Maheen Zia, co-fundador da PAWS (Pakistan Animal Welfare Society). “Ele passa a mensagem errada ao usar estes animais sensíveis, inteligentes, os puxando para fora de seu habitat natural e os explorando para fins de entretenimento.”
O show dos golfinhos é mais um entre os casos de abuso de animais no Paquistão. O zoológico de Lahore, por exemplo, encontra-se em terrível estado, com animais como tigres e leões amontoados em pequenas gaiolas. Os animais estão apáticos, apodrecendo em espaços fechados. Não é nenhuma surpresa, então, o significativo número de tigres que morreram ao longo dos anos.
“Infelizmente, a mentalidade no país é que se uma vida humana não vale nada por que deveria haver um clamor sobre direitos dos animais aqui? Tal regressão e ignorância é galopante entre tantas pessoas educadas que conheço”, afirmou Zainab Chughtai, um advogado de Lahore. “Não há dúvida de que este show será uma demonstração de selvageria e tortura com estas criaturas”, acrescentou.
“Nós sentimos que o show de golfinhos não será benéfico para os animais, nem para o público em geral. Há oportunidades suficientes para as pessoas verem golfinhos selvagens na costa do Paquistão. Eles podem ser observados sem muito esforço e a experiência é muito mais gratificante do que sentar em torno de uma piscina de concreto observando animais treinados para realizarem suas tarefas”, observou um relatório divulgado pelo WWF- Paquistão, condenando o show.
No ano passado, o Ministério do Meio Ambiente da Índia proibiu a manutenção de cetáceos (baleias, golfinhos, botos) em cativeiro para fins de entretenimento. Não só na Índia, mas em outros países como Chipre, Malásia, Vietnã e México têm leis que proíbem estritamente manter estes animais presos.
De acordo com um relatório de 2009 feito pela The Humane Society e a WSPA (World Society for the Protection of Animals): “Vê-los em cativeiro dá ao público uma falsa imagem da vida natural dos animais. Pior ainda, isto insensibiliza as pessoas em relação às crueldades praticadas”
Com apenas alguns dias até a estréia, espera-se que as organizações de direitos dos animais, ativistas, a mídia e cidadãos preocupados se juntem para criar consciência sobre o abuso que será sofrido pelos inocentes Stephen, Boris e Memo.
Nota da Redação: O uso de qualquer animal no entretenimento é inaceitável. Shows aquáticos, zoológicos, circos, touradas e rodeios – entre outros tipos de exploração – devem ser boicotados. Privar estes seres de sua liberdade, em nome do divertimento de um grupo de pessoas ignorantes, só reforça a mentalidade atrasada e antropocêntrica de que os animais existem para servir o ser humano.