- Inicio >
- A crueldade da matança de focas para o consumo humano
Postado Por : Dom Ruiz
segunda-feira, 13 de janeiro de 2014
CASACOS DE SANGUE
Ocorrem às vezes vitórias importantes no mundo da proteção animal, como por exemplo: os produtos derivados de focas agora estão proibidos nos EUA e na União Europeia; e em novembro do ano passado, o principal tribunal da UE confirmou esta proibição. Também na Rússia, as peles de bebês de focas, que eram largamente utilizadas, tornaram-se ilegais. Mas ainda há muito trabalho a ser feito, porque mesmo que a demanda para estes produtos entre em declínio, milhares de focas ainda são assassinadas anualmente em todo o mundo, segundo matéria do site One Green Planet.
Imagens de como as focas são espancadas até a morte – com o gelo tornando-se vermelho enquanto seus pequenos rostos olham para o humano predador – são comuns na Internet, o que não parece mobilizar as pessoas para que esse massacre pare de acontecer.
No Canadá, a caça às focas ocorre a todo vapor, apesar de anos de esforço por parte de defensores dos animais para derrubar isso. Devido à sua natureza controversa, o governo canadense costuma usar eufemismos como “colheita” ao invés de “caça”, como se as focas fossem plantas e não animais vivos, sencientes, que respiram. De acordo com a Humane Society dos Estados Unidos, a caça às focas no Canadá mata centenas de milhares desses animais todos os anos, e o “número real de focas mortas é maior que o comumente divulgado”. Se a caça continuar as populações de focas irão diminuir definitivamente, conforme relatório da Comissão de Mamíferos Marinhos do Atlântico Norte.
O governo canadense considera adultas as focas a partir dos 12 dias de vida – isso é menos de duas semanas! Nessa tenra idade, os animais não têm nenhuma maneira de se proteger ou se defender. Os caçadores, de forma extremamente covarde, pressionam esses filhotes contra o chão, bloqueando sua respiração em buracos no gelo de modo que elas se esforçam para subir e conseguir respirar, e enquanto isso são espancadas até a morte. De acordo com a Harpseals.org, cerca de 95% das focas mortas têm entre três semanas e três meses de idade. É importante lembrar que as focas adultas também não têm nenhuma maneira de se proteger contra esses inimigos.Todas as focas são impotentes quando se trata de seres humanos.
De acordo com a PETA, os caçadores costumam usar instrumentos cruéis chamados “hakapiks” (bastões pesados de madeira com uma ponta de metal farpado em forma de martelo), e arpões ou rifles para matar as focas. Para garantir que a pele permaneça intacta, eles espetam ganchos nos rostos, olhos ou boca dos animais. Uma vez que a foca é fisgada, ela é arrastada pelo gelo e é esfolada.
Não há dúvida de que a caça às focas é uma prática cruel e redundante. Um representante da comunidade inuíte argumentou que não há diferença entre a indústria de exploração das focas e de quaisquer outras indústrias que exploram animais e que são consideradas moralmente justificadas pelos EUA e pela União Europeia. É fato que a criação de suínos, por exemplo, não é “menos cruel” do que a caça às focas. Todas as práticas de exploração animal são violentas e não justifica defender a manutenção de nenhuma delas.