- Inicio >
- Mergulhador denuncia uso de redes e mortes de tartarugas
Postado Por : Dom Ruiz
sexta-feira, 4 de dezembro de 2015
PRESENÇA HUMANA
Às seis e meia da manhã, Cláudio Roberto Guimarães remava em direção a um navio na orla de Camburi, quando viu uma tartaruga enrolada em uma rede. O cobrador e mergulhador fez o possível até soltar o animal, mesmo sem estar com material adequado.
“Nesse vídeo, a tartaruga estava viva, soltei ela viva. Foi o maior prazer, muita felicidade. Não é o que acontece na maioria das vezes. Não tem ninguém para tirar e quanto mais ela tenta sair, mais ela se enrola. A asinha enrolou toda.
Além da tartaruga que encontrou, Cláudio contou que outros dois rapazes estavam a sua frente e tentavam tirar uma tartaruga de outra rede.
O mergulhador destaca que, quase todos os dias, está na água remando para chegar ao ponto que gosta de mergulhar e sempre encontra tartarugas presas em redes. Ele denuncia que as redes estão cada vez mais próximas da orla e já as encontrou perto da Ilha do Frade, em Camburi, em Ponta da Fruta, entre outros pontos.
“Estou sempre na água quase todos os dias, vou de kaiak até onde quero mergulhar, atraco lá e mergulho. Geralmente estou remando e sempre tem rede ali”, contou.
“Estou sempre na água quase todos os dias, vou de kaiak até onde quero mergulhar, atraco lá e mergulho. Geralmente estou remando e sempre tem rede ali”, contou. “Toda rede tem uma tartaruga enrolada. Os pescadores vão tirando a rede e jogando as tartarugas no mar. Elas acabam mortas na praia”, completou.