- Inicio >
- Rapper provoca vegetarianos e aceita desafio de ser vegano por um mês
Postado Por : Dom Ruiz
sexta-feira, 13 de março de 2015
FRANÇA
O rapper francês Maître Gims precisou de apenas 37 segundos para tirar a paciência de milhares de vegetarianos, em particular no mundo francófono.
Foi essa a duração do vídeo que o cantor do grupo Sexion d’Assaut postou em sua página no Facebook e que já teve mais de 3 milhões de visualizações. Nele, o rapper aparece comendo um bife mal passando e falando para a câmera: “Mensagem a todos os vegetarianos: quando eu provo uma carne dessas, eu me digo que é óbvio que vocês estão perdendo algo. Então eu queria entender, eu queria saber, porque eu não consigo acompanhar, entender a lógica de vocês. Tá, tá, o bicho foi morto, mas, também não sofreu… Eu não entendo, me expliquem. Me expliquem, me expliquem!”.
Polêmica instalada. À postagem, datada de 20 de fevereiro, se seguiram várias outras onde o artista dá conta da discussão que se criou e das críticas dos vegetarianos no Facebook e no Twitter. Em um deles, um usuário questiona: “Oi @maitrgims, ser negro e tratar os animais como sub-seres você não acha isso cômico?”. Maître Gims interpretou o comentário como ataque racista.
Mas a coisa não parou por aí. A seção francesa da ONG PETA não perdeu tempo e nos dias seguintes lançou uma carta simpática para atender ao chamado do rapper e explicar a lógica do vegetarianismo. Assinada por Cyril Ernst, a nota salienta a sensibilidade dos animais, além dos motivos de saúde e ambientais em favor de uma dieta vegetariana, e conclui: “Há vários motivos para virar vegano e nenhum para não virar! Então, o que você acha de tentar, você também, ser vegano por um mês? Conto com sua reposta.”
E não é que ele respondeu? E respondeu que sim. Mâitre Gims, 28 e carnista cético, publicou no dia 25 de fevereiro que topava o desafio. No dia 26, lançou um curto vídeo comendo um prato vegetal (mas com um ovo no meio) e afirmando em tom de brincadeira que além de vegetariano, iria recusar a obsolescência programada. A mensagem vinha com as tags “longa vida aos legumes”, “vegan” e “viva as tartarugas”.
O prazo de trinta dias deve acabar em 30 de março e se depender dos veganos não vai faltar suporte: dia 28 o rapper gravou mais um vídeo mostrando uma feira de produtos veganos que ganhou de presente e aproveitou para ironizar um chocolate onívoro: “Feio, feio, malvado!”, grita ele, enquanto bate numa barra de chocolate Snicker.