Postagens Popular

Instagram

Instagram

Denuncie

Denuncie
Tecnologia do Blogger.

Assine Nosso Feed

Digite aqui seu e-mail:

FeedBurner

Visualizações !!


Postado Por : Dom Ruiz domingo, 25 de janeiro de 2015

ADOTE!

Em quatro meses de atendimento, a estrutura localizada na Itoupava Central soma hoje 51 animais Foto: Rafaela Martins / Agencia RBS  Construído para abrigar 20 cães e gatos em baias individuais, o Centro de Prevenção e Recuperação de Animais Domésticos (Cepread) está superlotado. Em quatro meses de atendimento, a estrutura localizada na Itoupava Central soma hoje 51 animais — 30 deles à espera de famílias que queiram adotá-los.  “O ideal é que os animais passem por atendimento, se recuperem e sejam liberados, mas isto não está ocorrendo. A participação da comunidade é muito importante para concluirmos o nosso trabalho”,  lembra o diretor do Bem-Estar Animal, Eliomar Russi.  O excesso de cães e gatos é justificado pela administração do Cepread devido ao aumento no número de atendimentos de animais domésticos abandonados e sem assistência nesta época do ano. Entre setembro — quando a sede foi inaugurada — e dezembro de 2014, foram registradas 256 ocorrências de abandono e 241 de maus-tratos de animais com tutores. Uma média de cinco ocorrências diárias, que deve aumentar até março devido ao período de veraneio.  O problema da superlotação não é exclusividade do centro. Mesmo antes da estrutura entrar em funcionamento, Organizações Não Governamentais (ONG’s) de Blumenau e região enfrentam dificuldades na hora de encontrar um lar para animais recuperados. A inauguração do Cepread não reduziu a demanda delas. Segundo a integrante da Associação de Proteção Animal de Blumenau (Aprablu) Evelin Huscher, a matemática entre o número de resgates e o de adoções não fecha.  “A demanda é muito grande. Precisamos de campanhas de castração a preço social, conscientização da população e principalmente da adoção responsável. Outro ponto que deve ser discutido é a punição de quem abandona cães e gatos”,  salienta.  Na opinião de uma das fundadoras da ONG Focinho Feliz, Madalena Duarte, a educação é a melhor forma de evitar o abandono e os maus-tratos. Por este motivo, as voluntárias fazem um trabalho de divulgação sobre proteção animal dentro das escolas através de palestras e a distribuição de panfletos. Tudo começou há 10 anos, quando um grupo de protetoras resolveu passar adiante o aprendizado:  “Sou totalmente contra os abrigos. Esta não é a melhor medida, o ideal é a adoção consciente. As pessoas precisam estar cientes de que a responsabilidade não é de ONGs ou dos defensores, mas delas”.  ::: Adote  Ficou interessado em adotar um dos 30 cães e gatos que estão no Cepread? Acesse o site .  Quer ver o animal de perto? No dia 5 de fevereiro o Cepread irá promover, das 8h às 12h, a 11ª edição do Sábado Animal no Coração de Blumenau, na Praça Dr. Blumenau, no Centro.  Fonte: Jornal de Santa Catarina

Em quatro meses de atendimento, a estrutura localizada na Itoupava Central soma hoje 51 animais
Foto: Rafaela Martins / Agencia RBS
Construído para abrigar 20 cães e gatos em baias individuais, o Centro de Prevenção e Recuperação de Animais Domésticos (Cepread) está superlotado. Em quatro meses de atendimento, a estrutura localizada na Itoupava Central soma hoje 51 animais — 30 deles à espera de famílias que queiram adotá-los.
“O ideal é que os animais passem por atendimento, se recuperem e sejam liberados, mas isto não está ocorrendo. A participação da comunidade é muito importante para concluirmos o nosso trabalho”,  lembra o diretor do Bem-Estar Animal, Eliomar Russi.
O excesso de cães e gatos é justificado pela administração do Cepread devido ao aumento no número de atendimentos de animais domésticos abandonados e sem assistência nesta época do ano. Entre setembro — quando a sede foi inaugurada — e dezembro de 2014, foram registradas 256 ocorrências de abandono e 241 de maus-tratos de animais com tutores. Uma média de cinco ocorrências diárias, que deve aumentar até março devido ao período de veraneio.
O problema da superlotação não é exclusividade do centro. Mesmo antes da estrutura entrar em funcionamento, Organizações Não Governamentais (ONG’s) de Blumenau e região enfrentam dificuldades na hora de encontrar um lar para animais recuperados. A inauguração do Cepread não reduziu a demanda delas. Segundo a integrante da Associação de Proteção Animal de Blumenau (Aprablu) Evelin Huscher, a matemática entre o número de resgates e o de adoções não fecha.
“A demanda é muito grande. Precisamos de campanhas de castração a preço social, conscientização da população e principalmente da adoção responsável. Outro ponto que deve ser discutido é a punição de quem abandona cães e gatos”,  salienta.
Na opinião de uma das fundadoras da ONG Focinho Feliz, Madalena Duarte, a educação é a melhor forma de evitar o abandono e os maus-tratos. Por este motivo, as voluntárias fazem um trabalho de divulgação sobre proteção animal dentro das escolas através de palestras e a distribuição de panfletos. Tudo começou há 10 anos, quando um grupo de protetoras resolveu passar adiante o aprendizado:
“Sou totalmente contra os abrigos. Esta não é a melhor medida, o ideal é a adoção consciente. As pessoas precisam estar cientes de que a responsabilidade não é de ONGs ou dos defensores, mas delas”.
::: Adote
Ficou interessado em adotar um dos 30 cães e gatos que estão no Cepread? 
Quer ver o animal de perto? No dia 5 de fevereiro o Cepread irá promover, das 8h às 12h, a 11ª edição do Sábado Animal no Coração de Blumenau, na Praça Dr. Blumenau, no Centro.

Deixe uma Resposta

Assinar Posts | Assinar comentários

- Traduzido Por: Template Para BLogspot - Mais Modelos Templates Blogger - Designed by Johanes Djogan -