- Inicio >
- Cerca de 100 cães acolhidos por idoso ganham abrigo municipal na Argentina
Postado Por : Dom Ruiz
domingo, 4 de maio de 2014
APÓS UMA DÉCADA DE TRABALHO PELOS ANIMAIS
José cuidou dos animais abandonados durante uma década
Com a habilitação de um novo canil municipal, as autoridades do município de Colonia Caroya, na Argentina, dispensaram os cuidados prestados por José Canale a aproximadamente 100 cães que estiveram sob sua supervisão durante uma década. Este morador, ferrenho defensor dos direitos animais, se encarregou de cuidar em seu próprio domicílio, dos inúmeros cães abandonados ou maltratados que apareceram na cidade.
José Canale já tem mais de 70 anos de idade e o seu atual estado de saúde o impede de continuar se responsabilizando por essa quantidade de animais. As informações são do site La Voz.
Foi criado um abrigo para resguardar os animais em situação de rua
De fato, seus próprios familiares iniciaram diligências diante do município para que o liberasse da responsabilidade que assumiu voluntariamente durante a gestão do ex-prefeito Héctor Nanini. Os anos foram passando e José Canale enfrentou a tarefa com escassa participação municipal, utilizando recursos do próprio bolso e contando com o inestimável apoio de alguns vizinhos.
No entanto, um decreto sancionado ano passado impôs ao poder executivo a obrigação de assumir a situação e, por isso, teve de construir um local adequado para abrigar os animais.
A construção da propriedade que servirá de abrigo foi supervisionada pela Associação Civil Hocicos de Caroya (Focinhos de Caroya), que forneceu informação técnica sobre como construir um abrigo. A ONG Hocicos será, a partir de agora, a associação que cuidará dos animais, já que o novo abrigo conta com 33 canis, e uma sala de atendimento veterinário, que estão localizados em um importante parque de álamos na zona sul da cidade, em um terreno limitado pelo depósito de lixo municipal.
Durante a inauguração do abrigo, as autoridades entregaram uma placa de recordação em homenagem a “Pepe” Canale e agradeceram a generosidade que toda a cidade teve ao assumir a responsabilidade da nobre tarefa de cuidar dos cães abandonados e maltratados.