Postagens Popular

Instagram

Instagram

Denuncie

Denuncie
Tecnologia do Blogger.

Assine Nosso Feed

Digite aqui seu e-mail:

FeedBurner

Visualizações !!


Postado Por : Dom Ruiz sexta-feira, 29 de março de 2013


A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), dá continuidade no processo de chipagem canina em Presidente Prudente (SP). Desde o início da empreitada, as equipes do órgão atuam nas vias do Parque José Rotta, localizado na zona leste do município. Entretanto, de acordo com o diretor do CCZ, o médico veterinário Célio Nereu Soares, os serviços estão sendo executados conforme estabilidade climática.    “Hoje [26/03] mesmo, por exemplo, durante o período da manhã as equipes não atuaram em razão das chuvas. Agora, durante a tarde, o serviço foi realizado normalmente”, comenta. Ele informa ainda que já foram inseridos aproximadamente 200 microchips em animais do bairro e que o trabalho no Parque José Rotta deve ser concluído em cerca de dois meses. No entanto, é válido ressaltar que as equipes atuam nas ruas caso não chova. “Atuamos a domicilio que assim as informações sobre o cão são mais verídicas. Caso o munícipe não esteja em sua residência para receber a equipe, estamos deixando um aviso que no dia 20 de abril iremos atuar em um ponto fixo no bairro, ainda não definido”, revela.    Em relação ao José Rotta ser o primeiro bairro contemplado com o processo de chipagem em cães, ele explica que é pelo fato do logradouro fazer divisa com a zona rural de Prudente. “O bairro é cercado por zona rural, por isso foi estipulado estrategicamente. Como tem risco do mosquito palha [vetor da leishmaniose] estar na zona rural e contaminar os animais, iniciamos o serviço por lá”, explica, para acrescentar que o atendimento é realizado a domicílio e não em ponto fixo. “Vamos a residência do munícipe, coletamos o sangue do animal, para realizarmos o exame de LVA [Leishmaniose Visceral Americana], e inserimos o microchip no dorso do animal”, pontua.    Referência – Por ser a cidade pioneira do Estado no processo de implantação de microchips em cães, Prudente tem ganhado notoriedade em impressos veiculados em todo Brasil, como no Estado e na Folha de São Paulo. Não só destaque na imprensa, o CCZ do município tem recebido visitas de autoridades da região. Ontem (25), o vereador de Adamantina, Roberto Honório de Oliveira (DEM), esteve na cidade conhecendo a funcionalidade do processo, bem como a lei que determina que em todo cão seja implantado o microchip. “Estamos servindo de espelho para outras cidades em relação a este serviço. Estamos todos orgulhosos, inclusive o secretário [de Saúde – Sérgio Luiz Cordeiro de Andrade], com a repercussão que estamos tendo. A realização do processo de chipagem é resultado de um trabalho em equipe”
A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), dá continuidade no processo de chipagem canina em Presidente Prudente (SP). Desde o início da empreitada, as equipes do órgão atuam nas vias do Parque José Rotta, localizado na zona leste do município. Entretanto, de acordo com o diretor do CCZ, o médico veterinário Célio Nereu Soares, os serviços estão sendo executados conforme estabilidade climática.

“Hoje [26/03] mesmo, por exemplo, durante o período da manhã as equipes não atuaram em razão das chuvas. Agora, durante a tarde, o serviço foi realizado normalmente”, comenta. Ele informa ainda que já foram inseridos aproximadamente 200 microchips em animais do bairro e que o trabalho no Parque José Rotta deve ser concluído em cerca de dois meses. No entanto, é válido ressaltar que as equipes atuam nas ruas caso não chova. “Atuamos a domicilio que assim as informações sobre o cão são mais verídicas. Caso o munícipe não esteja em sua residência para receber a equipe, estamos deixando um aviso que no dia 20 de abril iremos atuar em um ponto fixo no bairro, ainda não definido”, revela.

Em relação ao José Rotta ser o primeiro bairro contemplado com o processo de chipagem em cães, ele explica que é pelo fato do logradouro fazer divisa com a zona rural de Prudente. “O bairro é cercado por zona rural, por isso foi estipulado estrategicamente. Como tem risco do mosquito palha [vetor da leishmaniose] estar na zona rural e contaminar os animais, iniciamos o serviço por lá”, explica, para acrescentar que o atendimento é realizado a domicílio e não em ponto fixo. “Vamos a residência do munícipe, coletamos o sangue do animal, para realizarmos o exame de LVA [Leishmaniose Visceral Americana], e inserimos o microchip no dorso do animal”, pontua.

Referência – Por ser a cidade pioneira do Estado no processo de implantação de microchips em cães, Prudente tem ganhado notoriedade em impressos veiculados em todo Brasil, como no Estado e na Folha de São Paulo. Não só destaque na imprensa, o CCZ do município tem recebido visitas de autoridades da região. Ontem (25), o vereador de Adamantina, Roberto Honório de Oliveira (DEM), esteve na cidade conhecendo a funcionalidade do processo, bem como a lei que determina que em todo cão seja implantado o microchip. “Estamos servindo de espelho para outras cidades em relação a este serviço. Estamos todos orgulhosos, inclusive o secretário [de Saúde – Sérgio Luiz Cordeiro de Andrade], com a repercussão que estamos tendo. A realização do processo de chipagem é resultado de um trabalho em equipe”

Deixe uma Resposta

Assinar Posts | Assinar comentários

- Traduzido Por: Template Para BLogspot - Mais Modelos Templates Blogger - Designed by Johanes Djogan -