- Inicio >
- Professor vegano processa escola que o despediu
Postado Por : Dom Ruiz
terça-feira, 10 de março de 2015
ESTADOS UNIDOS
Foto: Care 2
Um professor de uma escola primária em Wayne County, no estado de Ohio nos Estados Unidos, disse que vai processar a escola de onde foi despedido por ser vegano. Keith Allison vai pedir compensação por danos morais, pagamentos não recebidos e seu direito à liberdade de expressão.
Segundo o site One Green Planet, o caso começou quando Allison tirou uma foto de bezerros confinados para produção de vitela em uma fazenda de laticínios. A cena era visível da rua por onde ele passava de bicicleta. Junto com a foto, o professor postou a seguinte frase: “Como alguém que cresceu com amor e apoio dos pais, eu rejeito a ideia de que separar bebês de suas mães para cria-los isolados em caixas possa ser considerado humano.”
Foto: Pinterest
A fazenda reclamou da postagem e a escola decidiu terminar o contrato de Allison. A notícia se tornou nacional e uma petição no Change.org reuniu mais de 100 mil assinaturas. Allison foi reintegrado mas em outro cargo com crianças mais velhas e ele sentiu que a mudança foi retaliatória.
O argumento da escola é que membros da escola não podem publicar opiniões que possam ofender a comunidade. No entanto, a American Civil Liberties Union (ACLU), que apoia Alison em seu caso, disse que um emprego não pode ser motivo para um cidadão perder os direitos de liberdade de expressão garantidos pela constituição americana.
O caso atraiu a atenção da comunidade ativista nos Estados Unidos por acontecer em um estado ruralista no qual legisladores locais tentam proteger a indústria de qualquer forma de denúncia sobre a crueldade da exploração animal em fazendas.
Fonte: ANDA