- Inicio >
- Justiça resgata 101 animais aprisionados em zoológico particular de deputado
Postado Por : Dom Ruiz
quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015
MÉXICO
Investigações resultam em apreensão de 101 animais de zoológico particular no México – Foto: Igualdad Animal
Uma investigação promovida pelo grupo de libertação animal Igualdad Animal no México chocou a todos por revelar as precárias situações em que viviam dezenas de animais em um zoológico particular denominado “Club de los Animalitos”, propriedade privada do parlamentar mexicano Sergio Emilio Gómez Olivier(PAN). De dentro do zoológico particular do parlamentar, localizado na cidade de Tehuacan, em Puebla, os ativistas conseguiram capturar imagens da terrível situação vivida pelos prisioneiros.
A denúncia foi realizada frente à Procuradoria Federal de Proteção ao Ambiente (Profepa). A equipe da procuradoria do meio ambiente esteve no local para checar as instalações, a fim de verificar a integridade dos animais abrigados no zoológico, as condições de confinamento e a origem legal das espécies. O resultado foi a retirada de 101 animais do local para unidades de manejo para conservação de Vida Silvestre (UMA) e o zoológico acusado por superlotação e falta de tratamento digno aos animais.
Essa vitória é fruto de um trabalho investigativo do grupo mexicano da ONG Igualdad Animal, que fotografou e tornou pública a situação de 400 animais que habitavam o “Club de los Animalitos”. Nesta ocasião, o veterinário responsável do local, Eguibar Carlos Zenteno, disse que o zoológico se ausenta de qualquer comentário, pois segundo a administração do estabelecimento esta é uma questão “política”.
Na tentativa de contestar as imagens capturadas dos animais, a administração do local se manifestou dizendo: “Nós temos 30 anos de experiência de trabalho em jardins zoológicos, não há nenhum caso de abuso de animais aqui, a acusação é totalmente errada. Como é ano eleitoral, é um ataque político, portanto, nós e os animais não temos nada a fazer”.
As imagens mostram os animais com distúrbios psicológicos vivendo em locais sujos e superlotados. “Se existe alguma coisa que domina naquele local é a tristeza. Você pode sentir isso quando vê os olhos vazios de todos os animais que estão lá fechados”, afirmou um dos ativistas da Igualdade Animal.
Dias antes, no mesmo país, uma leoa morreu após ter seus dentes arrancados na tentativa de torná-la um animal doméstico em uma oficina mecânica em Tlaquepaque.
A Igualdad Animal /Animal Equality é uma das maiores organizações de defesa dos direitos animais no mundo, atualmente presente na Alemanha, Espanha, India, Italia, México, Inglaterra e Venezuela. Suas investigações são respeitadas em todo o mundo e seu objetivo é sensibilizar a sociedade e conscientizá-la através de ações que promovem mudanças e incentivam a criação de leis favoráveis aos animais.
Ajude a Igualdad Animal a continuar realizando investigações que libertam os animais. Faça uma doação e colabore com as campanhas neste link.
Assista abaixo imagens gravadas do zoológico pelos ativistas Mexicanos: