- Inicio >
- Animais são princípio inteligente ou espírito?
Postado Por : Dom Ruiz
quarta-feira, 14 de janeiro de 2015
“Deus não sopra um espírito e ali nasce um corpo”, esta frase tão elucidativa de Ismael Alonso, já justificaria o motivo do Espiritismo ser considerado uma doutrina da lógica e do amor.
Na resposta da questão 607ª do O Livro dos Espíritos da 2ª edição lançada em 1860, tem um trecho muito interessante que frequentemente causa confusões sobre os animais: “(…) Nesses seres, cuja totalidade estais longe de conhecer, é que o princípio inteligente se elabora, se individualiza pouco a pouco e se ensaia para a vida, conforme acabamos de dizer (…)”.
Usa-se muito a denominação de princípio inteligente para animais e espíritos – muitas vezes com “E” maiúsculo enfatizando um egocentrismo velado – para os humanos. No LE na questão 23 a falange da verdade é clara em dizer que a definição de espírito é “O princípio inteligente do Universo.” Portanto pela semântica, não há diferença entre “princípio inteligente” e “espírito”. Na prática, os animais possuem o espírito ou o princípio inteligente em estado rudimentar de consciência e em estado latente de moralidade. É o que trata tantas questões no LE como 597 e 598 e na própria 607ª em detalhes.
O processo de aprendizado em cada fase evolutiva (mineral, vegetal, animal e hominal) é essencial para que possamos progredir de acordo com a justiça divina.Nas sábias palavras do benfeitor Emmanuel, em 1938: “Os animais têm a sua linguagem, os seus afetos, a sua inteligência rudimentar, com atributos inumeráveis. São eles os irmãos mais próximos do homem, merecendo, por isso, a sua proteção e amparo.”
Confira o video da incrível galinha Miss Sunshine e sua demonstração de inteligência
Texto escrito por Ana Talavera:
Publicitária, ativista e vegana, atua com projetos sociais nos Criativos do Bem. Trabalhou no Instituto Nina Rosa – projetos por amor à vida, organização sem fins lucrativos produzindo materiais educativos sobre defesa animal, educação humanitária e veganismo. É aluna do curso de Espiritualidade dos Animais na ASSEAMA (Associação Espírita Amigos dos Animais) e integrante da banda Sol de Outubro de São Paulo/SP.