- Inicio >
- Proprietário de canil irregular responderá por maus-tratos em Joinville (SC)
Postado Por : Dom Ruiz
domingo, 9 de fevereiro de 2014
ANIMAIS ESTAVAM ABANDONADOS E DOENTES
Desde o ano passado que a Frente de Ação Pelos Direitos Animais (Frada) denuncia um canil irregular no distrito de Pirabeiraba, em Joinville. As informações já haviam sido passadas à Fundação do Meio Ambiente (Fundema) e eram divulgadas nas redes sociais. Mas foi o Ministério Público que interveio.
A Polícia Militar Ambiental foi acionada pela promotoria, e depois de uma visita na semana passada,nesta quarta-feira, encontrou mais de 60 animais maltratados no local.
A operação, agora, contou com o apoio da Fundema, que autuou o proprietário do suposto canil. O valor pelo descaso foi salgado: a multa foi de de R$ 10654 (valor de 50 unidades monetárias do município). O homem ainda responderá criminalmente.
Há quase um ano, duas voluntárias da Frada visitaram o canil à paisana, e constataram a situação precária em que os caninos viviam. O canil, supostamente, criava os animais e revendia para petshops da região.
Dali em diante, segundo a voluntária e uma das responsáveis pela Frada, Ana Rita Hermes, foi reunido material com fotos e vídeos que delatavam a irregularidade.
Segundo o responsável pela operação desta quarta, o tenente da Polícia Militar Ambiental Felipe Dutra, na semana passada, os policiais já haviam ido até o local para vistoriar o canil. Um biólogo e um médico veterinários voluntários acompanharam. Foram encontrados 138 cães maltratados.
“Os animais estavam muito feios. Com sarnas, machucados na pele, olhos perfurados. Foi visível constatar os maus-tratos”, afirmou o tenente.
O laudo foi encaminhado esta semana para o Ministério Público, que pediu a apreensão dos animais. A operação foi realizada em conjunto com a Fundema e durou a tarde inteira.
No entanto, só haviam 64 animais na casa, dos 138 registrados na semana passada. Ao menos 70 haviam sumido. O dono do canil irregular não disse onde estariam os outros animais. Ele também negou que os animais eram maltratados. A polícia investigará o sumiço.
Destes 64, apenas 27 foram recolhidos e doados. Os outros 37 ficarão com o dono do canil, que assinou termo de fiel depositário, assumindo total responsabilidade pela integridade dos animais. Ele também ficará responsável pela castração e recuperação dos cães.
Segundo a diretora executiva da Fundema, Raquel Migliorini, os cães serão microchipados e a ideia é tirar todos os animais do local. A diretora da Fundema ainda informa que denúncias contra maus tratos a animais podem também ser feitas diretamente na Fundema ou pela Ouvidoria na Prefeitura pelo telefone 156.
Nova casa aos animais
Em uma mega ação das redes sociais, a Frada reuniu pessoas interessadas em cuidar dos bichinhos apreendidos em Pirabeiraba. As fotos e avisos eram compartilhadas por dezenas de pessoas. Mais de 20 apareceram nesta quarta-feira na Fundação 25 de julho para cuidar dos bichinhos.
“Organizamos um cadastro pela internet (Facebook) onde as pessoas souberam da operação e onde estaríamos para doar os cachorros”, pontuou Ana Rita Hernes.
Ela não chegou a ir ao canil, mas acompanhou a entrega dos cachorros às pessoas que já haviam se cadastrado pela Web. Entre as raças, uma ninhada de beagle chava a atenção de todos. A voluntária enfatizou o fato de que se fossem animal sem identificação de raça, poucas pessoas teriam aparecido para dar abrigo.
Welinton Nogueira, 18 anos, foi uma das pessoas que preencheram a ficha de requisitos. Ele e a namorada já adotaram cinco vezes, e souberam da operação através da página do Facebook da Frada.
“É muito bom poder ajudar, ainda mais vendo a situação que esses animais estão. Saí do trabalho e vim pra cá correndo. Esse aqui vai se chamar Bizorinho”, completou se referindo ao novo filhote.
Fonte: A Notícia