- Inicio >
- Crianças dão exemplo com seus trabalhos em prol dos animais
Postado Por : Dom Ruiz
segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014
PEQUENOS ATIVISTAS
(Da Redação)
Não é novidade que, embora existam muitos adultos que são verdadeiros heróis na proteção animal, algumas crianças também conseguem grandes feitos nessa área. Afinal, o vínculo entre as crianças e seus animais é forte e duradouro.
Elas reconhecem a injustiça imediatamente – assim como Cash, de 5 anos de idade, que se manifestou contra o SeaWorld, em Dezembro de 2013. É como a artista Marla Rose coloca: “Com suas mentes não qualificadas para a construção de raciocínios complexos para justificar a crueldade e, naturalmente, em sintonia com aqueles que são vulneráveis, as crianças são aliados naturais para os animais. Não são apenas eficazes, como também muitas vezes mensageiros comoventes da compaixão, e é claro que as crianças de bom coração de hoje são os adultos conscientes e altruístas de amanhã”. As informações e imagens são do One Green Planet.
Segue abaixo casos de seis fantásticas crianças defensoras de animais nos Estados Unidos, que estão fazendo um grande trabalho em prol de criaturas vulneráveis, abusadas e negligenciadas. Com crianças como estas, o futuro parece brilhante.
1. Martin Welych-Flanagan
Martin Welych-Flanagan tem 13 anos de idade e é de Syracuse, Nova Yorque. Ele criou uma página no Facebook chamada Martin’s Save the Seals Campaign (Campanha do Martin ‘Salve as Focas’) em Dezembro de 2010. Ele luta pelo aumento da conscientização a respeito da caça anual de focas no Canadá, que mata centenas de milhares desses animais todos os anos.
Ele diz: “Estou fazendo tudo que está ao meu alcance para acabar com essa matança cruel de animais indefesos. Eu faço e vendo pulseiras, enfeites, correntes, imãs e figurinhas por 1 a 5 dólares cada – e todo o dinheiro vai para a Humane Society dos Estados Unidos (HSUS), que tem uma campanha chamada Proteja as Focas. Já ganhei 10 mil dólares com a venda de meus produtos. Pra isso tive que fazer e vender muita coisa!”.
Ele também promove várias petições relacionadas a direitos animais, tais como:
- uma no Avaaz.org, que apela para que os supermercados canadenses não vendam carne de foca;
- outra no mesmo site, clamando pela proteção da Salmaa ringed seal, uma foca rara;
- uma no Petition Site, apoiando a legislação proposta pelo Senador canadense Mac Harb, pelo fim do massacre.
- uma no Avaaz.org, que apela para que os supermercados canadenses não vendam carne de foca;
- outra no mesmo site, clamando pela proteção da Salmaa ringed seal, uma foca rara;
- uma no Petition Site, apoiando a legislação proposta pelo Senador canadense Mac Harb, pelo fim do massacre.
2. Genesis Butler
A ginasta de 7 anos de idade, Genesis Butler, tornou-se vegetariana aos 3 anos, e vegana aos 4, inspirando seus pais a fazer o mesmo. Desde então, ela tem trabalhado incansavelmente para promover os direitos animais, e até mesmo ganhou o prêmio Young Vegan of the Year 2013 pelaVegans Are Cool.
Uma atualização recente em sua página do Facebook, A Vegan Child’s Journey, comemora uma ida ao SeaWorld: “Não para entrar, mas para ficar do lado de fora e lutar pelos animais marinhos que estão lá dentro e que pertencem ao oceano”.
Sua mãe Genelle escreveu um livro sobre como Genesis levou-a ao veganismo, e disse:
“Era complicado discutir a morte de animais para a alimentação humana e é muito difícil tentar explicar a uma criança porque os humanos acreditam que podem fazer isso com os animais. Seu amor pelos animais e seu desejo de ajudar o maior número desses seres possível levaram-na para o ativismo. Genesis quer falar pelos animais e mostrar às outras crianças que elas nunca são jovens demais para lutar por aquilo em que acreditam. Eu sei que ela vai encontrar obstáculos ao longo de sua jornada, mas estou confiante de que ela irá continuar a lutar por seus ideais, com o apoio de sua família e da comunidade vegan. Muitas vezes, as crianças dizem que querem ser como seus pais quando crescerem. Pessoalmente, eu quero ser como minha filha”.
3. Ellen Green
A maioria das pessoas que vivem por princípios com uma dieta à base de vegetais não foi criada dessa maneira, mas optou por seguir o caminho mais tarde na vida. Com Ellen Green, que tem 19 anos de idade, foi diferente. Ela foi criada por pais veganos e teve uma dieta vegana por toda a sua vida.
Ela tem feito um trabalho fantástico com o Vegan Outreach, um grupo defensor de animais do Arizona, e tem inúmeros e sábios conselhos sobre como ser um defensor de animais eficaz em um mundo que aceita os maus-tratos de animais como uma norma. Por exemplo, esse é o conselho que ela dá ao abordar o tema quando alguém faz a pergunta, “Por que você é vegan?”:
“Diga algo simples, como: ‘Bem, eu sei que não quero sofrer, então eu não quero fazer os animais sofrerem’ é uma resposta sensata – você não precisa fazer um discurso inteiro sobre as práticas em fazendas industriais, embora tendo alguns detalhes em mente. Se você for questionado sobre o assunto, não é uma má ideia falar. Seja educado – a última coisa que você deve fazer é parecer acusatório. Mostre entusiasmo – para fazer o seu melhor para os animais, você deve apresentar a imagem mais positiva possível do veganismo. Isto pode ocasionalmente ser frustrante quando você ouve a pergunta que cada vez que se senta para comer com um novo grupo de pessoas, mas apenas tente estar preparado, e perceber que é uma grande oportunidade de ser um representante dos animais.”. Sábias palavras, Ellen!
4. Kevin Storm
Kevin Storm tem 12 anos de idade e dirige um talk show com sede em Nova Jersey, que tem como objetivo educar e informar as pessoas sobre as questões dos direitos animais.
O Kevin Storm Show foi lançado em Março de 2013, e ele conta que aconteceu por acaso: “Minha mãe e eu estávamos dirigindo para Richmond, em Virginia, para o evento Healthy Lifestyle Expo, e vimos no caminho um anúncio no carro do gerente da estação. Minha mãe me perguntou se eu queria ir para a rádio, e eu disse que eu pensei que seria divertido. Cerca de uma semana depois, nós fomos para a estação e deu tudo certo, e nós estávamos transmitindo ao vivo na semana seguinte”.
Ele convida defensores de direitos animais ao programa, para serem entrevistados, e diz que seu último objetivo é “promover a liberdade de todos os animais não-humanos da escravidão na mídia, na propaganda e na sociedade”.
5. Kat Graham
Esta talentosa e compassiva menina de 11 anos de idade, de Pasadena, na Califórnia, tem um site chamado KidsAgainstLabBeagles.org, dedicado à captação de recursos para o Beagle Freedom Project (Projeto de Liberdade aos Beagles). Ela produz obras de arte retratando estes cães, que vende através de seu site. Seu mais recente produto é um calendário de 2014.
Ela explica que aprendeu sobre a exploração de beagles em laboratórios quando ela decidiu fazer uma pesquisa sobre ser tutora de um desses cães, e diz: “Eu comecei a pintar beagles na primavera de 2013 e vendi com sucesso várias dessas pinturas. Eu amo pintar e é divertido pintar beagles. Mais importante ainda é saber que eu estou ajudando a lutar pelo fim dos testes em laboratório nesses cães maravilhosos”.
Você pode ajudar a apoiar a causa de Kat, comprando algumas das suas obras, ou fazendo uma doação diretamente ao Projeto Beagle Freedom.
6. Thomas Ponce
Thomas Ponce, de 12 anos de idade é o fundador do Lobby for Animals, um grupo que trabalha para promover os direitos animais através de legislação progressista, e é também coordenador regional da campanha Fin-Free Florida, que visa proibir a venda de barbatanas de tubarão e produtos derivados na Flórida. No ano passado, ele foi homenageado por seu trabalho pela Farm Animal Rights Movement (FARM), que o nomeou Jovem Ativista de Direitos Animais de 2013.
Em entrevista ao The Thinking Vegan, ele disse:
“A missão do Lobby for Animals é alcançar a todos aqueles que fizeram um compromisso de falar pelos animais e incentivar a todos os ativistas dos direitos dos animais de todas as esferas para se juntar a nós em nossa campanha para acabar com a crueldade animal em um projeto de cada vez. A Lobby para Animais oferece vídeos de treinamento sobre como falar com seus legisladores, vídeos educativos de chamadas reais aos legisladores, bem como modelos para usar em sua correspondência, instruções sobre como começar, quem contatar e como, e dicas específicas sobre como maximizar seus esforços em ações de pressão”.