- Inicio >
- Canil Municipal tem animais prontos para adoção
Postado Por : Dom Ruiz
segunda-feira, 18 de novembro de 2013
BOTUCATU (SP)
Gatos para adoção no canil de Botucatu (SP)
O Canil Municipal de Botucatu, que fica na Avenida Itália, está com vários animais prontos para adoção. São 15 cachorros e 37 gatos que foram abandonados e levados ao canil ou foram recolhidos feridos nas ruas da Cidade e cuidados, alimentados, tratados e vermifugados e todos estão em condições de serem adotados.
De acordo com a agente de Saúde Tereza Cristina Souza, para o processo de adoção é preciso preencher uma ficha cadastral e a pessoa interessada pode comparecer ao canil para conhecer o animal e escolher aquele que mais lhe agradar, sem nenhum custo.
É importante que a pessoa que adota um animal entenda que ele, assim como qualquer ser humano, tem sentimentos. Não é como um carro. Por isso a pessoa que adotar deve tratá-lo com carinho, respeito e lhe dar atenção. O animal só sai do canil castrado, salvo se for filhote, e é marcada uma data para seu retorno para que o processo cirúrgico seja feito. É um procedimento rápido e de fácil recuperação”, disse a agente.
Cão para adoção no canil de Botucatu (SP).
Segundo Tereza o Canil Municipal tem parceria com a Associação Protetora dos Animais (APA), entidade que foi criada, oficialmente, em 23 de junho de 2003, em Botucatu, e declarada de Utilidade Pública em 2004, mantida por voluntários. “Mesmo com pouca estrutura e recursos financeiros, os voluntários da APA realizam um trabalho que merece os maiores elogios com o objetivo de estreitar as relações de convivência entre os seres humanos e animais”, elogia a agente de Saúde.
Lembra que um dos principais objetivos do canil e da APA é executar um trabalho educacional sobre posse responsável e incentivar a castração de animais domésticos (cães e gatos), evitando crias indesejadas. Diferentemente do canil, a APA não possui abrigo institucional, mas cuida de animais abandonados e muitos deles são levados para a feira de doação que é realizada nas manhãs de sábado na Praça Comendador Emílio Peduti – Bosque.
“O trabalho de castração não pode ser interrompido, pois é a única forma que temos de diminuir a população de animais que fatalmente são abandonados, morrem ou exibem uma triste visão nas ruas de Botucatu. O animal tirado da rua tem gastos como suplemento alimentar, medicação, pagamento de honorários aos veterinários, entre outras coisas”, complementa.
Filhotes para adoção no canil de Botucatu (SP)
Lembra que o trabalho desenvolvido com animais é fundamentado pelo Decreto da Lei n° 24.645/34 e Lei Federal n° 9.605/98, que dispõem sobre a tutela de todos os animais pelo Estado e sobre as sanções penais e administrativas que são aplicadas a todo aquele que praticar atividade lesiva ao meio ambiente, incluindo maus tratos, abandono e crueldades contra animais.
“Nosso propósito é que essa ideia seja compartilhada por outras pessoas que querem proteger e conservar a vida dos animais. Esse grupo de pessoas se uniu por compartilhar um sentimento comum: o amor e o respeito à vida. Não vou citar nomes para não cometer a injustiça de esquecer alguém”, frisa a agente.
Fonte: Acontece Botucatu