- Inicio >
- Leonard Nimoy, o Spock de Jornada nas Estrelas, morre aos 83 anos
Postado Por : Dom Ruiz
domingo, 1 de março de 2015
REPRESENTANTE DO VEGETARIANISMO
Morreu na sexta-feira (27), aos 83 anos, o ator americano Leonard Nimoy.
Leonard foi imortalizado através do personagem Spock nos filmes e na série de TV Star Trek, conhecida no Brasil como Jornada nas Estrelas. O artista era vegetariano e, coincidentemente, seu personagem seguia a mesma dieta. Spock era meio humano meio Vulcano, uma raça que não consumia carne.
Lançada nos anos 60, a franquia Star Trek se tornou um sucesso e alçou Nimoy, então aos 35 anos, ao estrelato. Spock arrematou uma legião de fãs ao longo de décadas.
Filosofia vegana
Como a maioria dos vulcanos, Spock é um vegetariano. Vulcanos são uma espécie não-violenta, filosofia que reflete em seus hábitos alimentares. Isso pode ser facilmente resumido com uma citação de “The Logic of Surak” (como apresentado no Mundo de Spock de Diane Duane), que afirma:…. “O ideal é não fazer mal na medida do possível, não mate. Você pode devolver a vida a quem você matou?”. Esta filosofia provavelmente implica que os vulcanos não são simplesmente vegetarianos, mas veganos – que não consome produtos de origem animal qualquer. Por exemplo, um Vulcano não veria nenhuma lógica em levantar um animal a consumir seus ovos, pois estaria levando uma vida.
Causa da morte
Fumante durante boa parte de sua vida, o ator largou o cigarro nos anos 80. O hábito, no entanto, teve impactos duradouros em sua vida e em 2014, 30 anos depois de ter parado de fumar, Leonard foi diagnosticado com uma doença obstrutiva nos pulmões em estágio avançado.
Depois de meses com internamentos constantes em razão da doença, Leonard Nimoy morreu em sua casa em Bel Air, Los Angeles, durante a manhã.