- Inicio >
- ONG salva aves que “caem do céu” no Peru
Postado Por : Dom Ruiz
sábado, 7 de fevereiro de 2015
CAUSA DESCONHECIDA
Todo ano, entre abril e julho, em Lima, Peru, pássaros da espécie ringed storm petrel “caem do céu” e ninguém sabe o por quê. Estas aves oceânicas são encontradas desorientadas e frequentemente feridas após caírem em diferentes áreas urbanas ao redor da cidade, em locais como casas, escolas e ruas. As informações são do One Green Planet.
Em 2009, os dois veterinários peruanos Yovana Murillo e Luis Alberto Delgado começaram a resgatar os pássaros caídos, tratando-os e depois libertando-os de volta à natureza. Eles chamaram pessoas para ajudar como voluntários no resgate e no transporte dos animais para tratamento. O grupo também passou a coletar dados em um esforço para descobrir mais sobre a espécie e por que as quedas em massa aconteciam. O programa cresceu de forma consistente em poucos anos e expandiu-se para incluir educação à comunidade, para ensinar as pessoas o que fazer ao encontrar um petrel machucado.
Procurando por respostas
Em 2013, os veterinários receberam recursos da International Fund for Animal Welfare (IFAW) para ajudar nas atividades de resgate e comprar suprimentos e equipamentos para tratar os pássaros. A doação auxiliou o projeto a implementar uma área dedicada a resgate na Escola de Medicina Veterinária da Universidade Ricardo Palma, e também a conduzir campanhas para conscientização pública quanto aos pássaros encontrados em Lima e para ações de resgate (transporte e entrega dos animais).
Em 2013, o grupo – agora chamado “Ringed Storm Petrel Project” – resgatou e libertou 85 pássaros petrel. Todos foram anilhados para avaliação da sobrevivência após a soltura. No ano passado, a IFAW novamente proveu o Ringed Storm Petrel Project com o financiamento antecipado para outro evento de queda de pássaros. Conforme o previsto, no final de setembro eles resgataram 176 petréis nas cidades de Lima e Callao, dos quais 162 pássaros foram recuperados e libertados. Infelizmente, os demais não sobreviveram.
Sabe-se tão pouco sobre a espécie ringed storm petrel (nome científico: Oceanodroma hornbyi) que a IUCN listou-a como “carente de dados”.
A busca continua
As pesquisas que visam saber mais sobre a espécie desses pássaros e sobre os motivos do incidente anual em que eles são vitimados continua.
Embora as causas exatas ainda estejam longe de serem deduzidas, supõe-se que possam estar relacionadas à poluição luminosa da cidade de Lima.
De qualquer forma, o grupo Ringed Storm Petrel Project é um exemplo de como projetos pequenos e efetivos, que começam com a iniciativa de alguns indivíduos da sociedade, podem ajudar a fazer a diferença e salvar muitos animais.
Baseando-se em suas descobertas, o grupo irá propor às autoridades algumas medidas para a prevenção e o gerenciamento do impacto das ocorrências.
Para saber mais sobre a IFAW, visite o site .