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Postado Por : Dom Ruiz quarta-feira, 16 de outubro de 2013

ESTABELECIMENTO PODE SER FECHADO

A Procuradoria Federal de Proteção ao Ambiente (Profepa), delegação de Zacatecas, iniciou uma investigação contra a clínica e pet shop Estetican por maus-tratos a animais e possível responsabilidade na morte de um cachorro que foi atendido neste local. No entanto, Lesly Castillo, responsável pelo estabelecimento, desmentiu a acusação. As informações são do Imagenzac.  José Antonio Martínez, delegado da Profepa, informou que depois de uma denúncia feita terça-feira (8) por um cidadão, foi aberta uma investigação cujos resultados ainda não estão prontos. Martínez disse ainda que “esta pessoa nos procurou e explicou que o seu cachorro regressou a casa morto, depois de ser atendido neste lugar”.  Os inspetores da Profepa já realizam as investigações para o resultado final, assim poderão fixar a sanção que, se assim for determinado, poderá ser desde uma advertência até o fechamento do estabelecimento.  Denúncias on-line  Desde o dia 8 de Outubro está circulando em diversos grupos do Facebook uma denúncia cidadã na qual o pet shop é acusado de causar a morte de um cachorro que foi entregue saudável e regressou morto para casa.  No entanto, no dia 30 de Setembro outro tutor indignado publicou uma foto de sua cachorra totalmente ferida na cara depois de ser tosada neste estabelecimento. O usuário, da mesma forma que o anterior, também denunciou os maus-tratos que aparentemente dão aos animais neste lugar.  Posteriormente, dezenas de mensagens de apoio, indignação e até histórias similares começaram a circular.  Defesa  Lesly Castillo, responsável pela Estetican, desmentiu que o estabelecimento, com mais de 25 anos de serviço, maltrate os animais de seus clientes como estão acusando.  Garantiu que foi uma campanha de difamação nas redes sociais ao afirmar que um de seus tosadores maltratava os animais. Explicou também que os seus trabalhadores são profissionais e incapazes de causar algum dano aos animais que atendem.  Admitiu que o tosador que cortou o pêlo da cachorra tinha pouco tempo de experiência nesta função, e que presentearam a tutora deste animal com uma pomada para ser utilizada nas lesões superficiais e que o empregado agora exerce outras tarefas.  “As marcas que a cachorrinha apresenta em seu focinho foram causadas porque ela se arranhou quando queria tirar a focinheira, colocada para que pudesse ser tosada sem morder o tosador”, apontou.  Lesly Castillo lembrou que o estabelecimento tem câmeras de vídeo para evitar roubos, mas também para vigiar o comportamento dos tosadores, e diz que é possível ver que foi o cão quem causou as lesões.  A morte de um dos animais  “Esta semana um animal faleceu na unidade de transporte enquanto era feita a recolha de vários animais que seriam atendidos no pet shop”, admitiu a responsável, ainda que tenha descartado que a morte tenha ocorrido por negligência ou mau-trato por parte do motorista.  Disse que os tutores aceitaram com calma a má notícia, mas os familiares iniciaram uma campanha negativa nas redes sociais contra a Estetican. Advertiu que o pet shop tem grandes janelas que permitem que o cliente observe cada processo do procedimento realizado com o animal, e por esta razão descartou maus-tratos ou assassinatos neste estabelecimento.
Este foi um dos animais que, segundo os tutores, ficou ferido no pet shop.

A Procuradoria Federal de Proteção ao Ambiente (Profepa), delegação de Zacatecas, iniciou uma investigação contra a clínica e pet shop Estetican por maus-tratos a animais e possível responsabilidade na morte de um cachorro que foi atendido neste local. No entanto, Lesly Castillo, responsável pelo estabelecimento, desmentiu a acusação. As informações são do Imagenzac.
José Antonio Martínez, delegado da Profepa, informou que depois de uma denúncia feita terça-feira (8) por um cidadão, foi aberta uma investigação cujos resultados ainda não estão prontos. Martínez disse ainda que “esta pessoa nos procurou e explicou que o seu cachorro regressou a casa morto, depois de ser atendido neste lugar”.
Os inspetores da Profepa já realizam as investigações para o resultado final, assim poderão fixar a sanção que, se assim for determinado, poderá ser desde uma advertência até o fechamento do estabelecimento.
Denúncias on-line
Desde o dia 8 de Outubro está circulando em diversos grupos do Facebook uma denúncia cidadã na qual o pet shop é acusado de causar a morte de um cachorro que foi entregue saudável e regressou morto para casa.
No entanto, no dia 30 de Setembro outro tutor indignado publicou uma foto de sua cachorra totalmente ferida na cara depois de ser tosada neste estabelecimento. O usuário, da mesma forma que o anterior, também denunciou os maus-tratos que aparentemente dão aos animais neste lugar.
Posteriormente, dezenas de mensagens de apoio, indignação e até histórias similares começaram a circular.
Defesa
Lesly Castillo, responsável pela Estetican, desmentiu que o estabelecimento, com mais de 25 anos de serviço, maltrate os animais de seus clientes como estão acusando.
Garantiu que foi uma campanha de difamação nas redes sociais ao afirmar que um de seus tosadores maltratava os animais. Explicou também que os seus trabalhadores são profissionais e incapazes de causar algum dano aos animais que atendem.
Admitiu que o tosador que cortou o pêlo da cachorra tinha pouco tempo de experiência nesta função, e que presentearam a tutora deste animal com uma pomada para ser utilizada nas lesões superficiais e que o empregado agora exerce outras tarefas.
“As marcas que a cachorrinha apresenta em seu focinho foram causadas porque ela se arranhou quando queria tirar a focinheira, colocada para que pudesse ser tosada sem morder o tosador”, apontou.
Lesly Castillo lembrou que o estabelecimento tem câmeras de vídeo para evitar roubos, mas também para vigiar o comportamento dos tosadores, e diz que é possível ver que foi o cão quem causou as lesões.
A morte de um dos animais
“Esta semana um animal faleceu na unidade de transporte enquanto era feita a recolha de vários animais que seriam atendidos no pet shop”, admitiu a responsável, ainda que tenha descartado que a morte tenha ocorrido por negligência ou mau-trato por parte do motorista.
Disse que os tutores aceitaram com calma a má notícia, mas os familiares iniciaram uma campanha negativa nas redes sociais contra a Estetican. Advertiu que o pet shop tem grandes janelas que permitem que o cliente observe cada processo do procedimento realizado com o animal, e por esta razão descartou maus-tratos ou assassinatos neste estabelecimento.

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