- Inicio >
- São Francisco USA pode proibir o uso de animais exóticos para entretenimento
Postado Por : Dom Ruiz
quarta-feira, 1 de abril de 2015
EXPLORADOS EM SHOWS
Foto: Attila Kisbenedek/AFP/Getty Images.
A metrópole americana de São Francisco, no estado da Califórnia, está cogitando proibir que animais exóticos sejam explorados em shows e indústrias de entretenimento dentro de seu território. As informações são da CBS.
A iniciativa partiu de um grupo de legisladores da cidade, como Katy Tang. A proposta incluiria várias espécies de animais silvestres e exóticos, como leões, tigres, ursos, chimpanzés, cangurus, baleias, golfinhos e jacarés.
A proibição também valeria para sets de filmagem, shows circenses e artistas de rua, mas não vale para animais domésticos como gatos e cavalos.
A medida vem depois que outras propostas de proteção de animais foram aprovadas em cidades como Oakland, que proibiu o uso do instrumento afiado bullhook para domar elefantes.
“É parte de uma movimentação nacional. É fácil para São Francisco fazer isso por que, pra ser sincero, eles não têm nenhum circo nem muitos shows com animais aqui, mas eles já querem começar as coisas. São Francisco tem sido um líder nesse tipo de jogada política” afirmou Phil Matier, comentarista da rede CBS.
Ele acredita que a ideia terá um efeito de bola de neve, começando local, migrando para o nível estadual e depois para a escala nacional.
“Foi assim com as sacolas plásticas, com a água engarrafada e legisladores tentaram fazer isso com a proibição de brinquedos em Happy Meals [produto da McDonald's]. Eles fizeram isso com muitas coisas e a ideia é chamar atenção”. Matier não acredita que a ideia seria aceita facilmente em regiões rurais com tradição de uso de animais em eventos de entretenimento, como rodeios.
Além de Katy Tang, a proposta tem como co-autores os supervisores (legisladores) municipais Scott Wiener e Norman Yee.