- Inicio >
- Saúde Animal: Estresse é o principal fator de dermatite por lambedura em cães
Postado Por : Dom Ruiz
quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015
Segundo clínicos veterinários, problemas dermatológicos em cães e gatos configuram-se em uma das principais razões para que os proprietários de animais busquem auxílio de especialistas. O diagnóstico de patologias relacionadas a pele, porém, são mais complexos do que parecem, podendo variar entre doenças parasitológicas, bacterianas, virais, intoxicações cutâneas, tumores, traumas, infecções, entre outras causas. O fator de estresse, por exemplo, pode estar intimamente relacionado com a dermatite por lambedura em cães, caracterizada por lesão provocada pelo próprio animal através da mastigação e lambedura da pele.
A médica veterinária Silvia Parisi, que administra o portal www.webanimal.com.br, explica com mais detalhes as causas deste tipo de dermatite. “Descartados problemas de pele, podemos pensar na dermatite psicogênica, ou seja, ferimento causado pela lambedura do animal exposto a condições de estresse. Ele lambe porque está sozinho, estressado por mudanças no ambiente ou porque não tem o que fazer”, diz.
A veterinária conclui que, além de instituir o tratamento para curar a ferida que pode se manifestar ulcerada, é necessário mudar a rotina do animal para cessar o problema. “É preciso dar atividade ao animal como longos passeios diários e brinquedos para ele se entreter”, opina.
A literatura sugere como possibilidade de tratamento o uso de drogas psicotrópicas, tais como ansiolíticos e antidepressivos, em uso simultâneo a tentativa de cicatrização da ferida. Muitos autores, porém, discordam dessa abordagem, visto que a eficácia ainda é questionada.
Em um trabalho de conclusão de curso de pós-graduação em acupuntura veterinária, publicado em 2009, a autora Maria Silvia Nogueira Affonso propôs uma abordagem terapêutica complementar para a dermatite por lambedura. Segundo sua pesquisa, alguns pontos, quando estimulados, podem restabelecer o equilíbrio mental de animais acometidos por essa patologia. “A acupuntura só vem a somar ao tratamento das dermatoses psicogênicas. Quando o diagnóstico é feito na Medicina Tradicional Chinesa, os pontos escolhidos irão acalmar o aspecto mental, além de tratar o canal afetado”, argumenta.
Para mais informações sobre dermatite por lambedura, consulte o médico veterinário de sua confiança. Nunca medique seu animal sem a recomendação de um profissional. O risco pode custar a vida do seu melhor amigo.