- Inicio >
- Bicho do Dia:
Postado Por : Dom Ruiz
sábado, 9 de fevereiro de 2013
Bicho do Dia: Pombão
09 de Fevereiro de 2013
Patagioenas picazuro - O pombão é o famoso Asa-branca da música de Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira. Também é conhecido como pombo-do-ar e pomba-trocal. É uma das maiores pombas brasileiras, podendo medir até 34 centímetros de comprimento. Cada parte do corpo apresenta um colorido diferente. A cabeça é marrom-avermelhada, o dorso é cinza escuro, as asas são marrons com faixa branca na parte superior, a cauda é preta e a nuca é azulada. As cores da fêmea são mais pálidas do que as do macho.
O canto é grave e rouco. Habita campos, região de cerrado, caatinga e florestas, mas pode ser facilmente avistado na zona rural e em centros urbanos, incluindo grandes cidades. No Brasil, pode ser encontrado do nordeste ao sul do país, no sudeste e região central. Vive também na Argentina, Paraguai, Uruguai e Bolívia.
Alimenta-se no solo e sua dieta consiste de frutos, sementes e grãos. Na zona rural, costuma se alimentar de milho e feijão que caem no chão após a colheita.
Constrói o ninho com gravetos nas árvores. A fêmea bota apenas um ovo, que é incubado pelo casal por até 20 dias. Assim como os outros columbiformes (família das pombas) alimenta o filhote com "leite-de-pomba", uma secreção rica em proteínas e gorduras produzida pelo papo da ave adulta para a nutrição dos recém-nascidos.
Não é uma espécie ameaçada de extinção. Por ser migratória e extremamente adaptável, tem saído de áreas florestadas e migrado para cidades e áreas rurais.