- Inicio >
- Após extinção, carcajus voltam a Estado americano
Postado Por : Dom Ruiz
quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013
LEAVENWORTH, EUA - O Estado de S.Paulo
Após ter sido extinta no Estado de Washington, noroeste dos Estados Unidos, na década de 1930, por ser considerada uma praga a ser combatida, uma espécie de mamífero carnívoro parente das doninhas e dos texugos, o carcaju (Gulo gulo), está retornando às florestas geladas da região.
Na sexta-feira passada, biólogos sugeriram que o animal, chamado em inglês de wolverine e inspiração para o personagem homônimo dos quadrinhos e do cinema, seja colocado na lista de espécies ameaçadas e protegidas por lei. Antes muito comuns, estima-se que atualmente apenas 25 exemplares de carcaju vivam no Estado de Washington.
Os cientistas se dizem encantados com o retorno do animal à região. "Estamos testemunhando o que consideramos a expansão dos carcajus até a sua antiga população", disse o biólogo Keith Aubry, que trabalha para o Serviço Florestal americano e fez um estudo pioneiro nos últimos oito anos de acompanhamento dos carcajus.
Testes genéticos demonstraram que os animais descendem de populações originárias do Canadá. A recolonização do território começou após o fim da perseguição que os extinguiu há décadas. Agora, há a confirmação de que eles reestabeleceram residência em Washington. / AP